News !!!

Como escolher sua escola de voo livre!!!

Publicado por em 29/12/2015 às 23h51

 

É muito importante, você interessado em aprender a voar, saber como se forma um piloto de parapente: os custos, os preparos das instruções teóricas, práticas e acompanhamento pós formatura, os cuidados e as responsabilidades envolvidas por toda a atividade de instrução de parapente e porque o custo tem que ser analisado com bastante cuidado!

 

A ideia aqui é abordar o que uma escola deve lhe oferecer, só assim você poderá entender e comparar os valores cobrados, para um bom curso, evitando assim comparar cerejas com mandiocas, e principalmente colocar sua vida em risco. Lembre-se que esse é um esporte maravilhoso mas pode trazer muita dor no corpo e no bolso (para não assustar muito).

 

Em minha opinião as escolas homologadas pela ABP (Associação Brasileira de Parapente), são melhores pois os processos de formação, objetivos a cumprir e a seriedade desta entidade formam instrutores mais bem preparados e consequentemente as escolas. 

Atualmente um piloto leva no mínimo 5 anos para se formar instrutor, além do tempo de voo precisa participar de cursos práticos de SIV (simulação de incidente de voo), clínicas e congressos da ABP, curso teóricos EAD, checks teóricos e práticos de voo além de oficinas de dobragem de reservas e oficina de primeiros socorros. Os Instrutores mais antigos também devem se reciclar e se atualizar, por isso é bom checar se o seu instrutor além de tempo de voo ele está ok, com todas as suas obrigações de reciclagem, isso é muito fácil de se verificar, basta enviar um email para o faleconosco@abp.esp.br, questionando a homologação do instrutor preterido ou se ele não apresentou suas credenciais, que deve ser motivo de orgulho para um profissional, peça você a ele. 

 

Boas escolas possuem boas estruturas, você não nasceu com penas, certo!

Então você precisará do máximo de atenção, comprometimento e ferramentas pedagógicas para lhe ensinar a voar com segurança e satisfação por muitos anos. Perceba que grafei com segurança, isso porque hoje é muito fácil de se aprender a voar, mas não é simples de faze-lo com conhecimento e segurança, os bons equipamentos proporcionarão um aprendizado que para alguns transmitirá uma falsa sensação de segurança de tão fácil que é voar...Mas será que é isso mesmo???

Meu primeiro conselho é atenção com escolas ou instrutores que vendem uma esporte de muita facilidade, muito simplista e ...uuhhuuu vamos voar!!!

Esses normalmente te veem como um cofrinho, lembre-se sua vida vale muito mais do que algumas notas de 100,00. 

 

A escola deve te oferecer um programa claro de aprendizagem, explicar com transparência todas as fases do curso etapa por etapa. Uma boa escola deverá oferecer pelo menos 30 horas de aula teórica em sala de aula, com vídeos, maquetes e literatura formal, fuja com todas as suas forças de escolas que proponham estudos superficiais ou aulas debaixo de arvores ou dentro da garagem ou sala de visitas, os assuntos abordados devem compreender no mínimo os fundamentos de aerodinâmica, aerologia, meteorologia, regras de tráfego aéreo, ética, materiais e equipamentos. Já as aulas práticas devem seguir um esquema de ensino que vise um aprendizado gradual, crescente e seguro em todas as suas fases que devem compreender em média 60 horas de treino prático, divididos em 3 etapas, sendo:

1. terreno plano, onde iniciará os primeiros contatos com equipamento, infladas, corridas, controles, com ventos de intensidades variadas entre outras tantas simulações.

2. terreno inclinado, conhecido também por morrinho ou morrote, neste local, já com ótima base de controle de solo, alçaremos pequenos voos com intuito de treinar sua decolagem, uma breve navegação e principalmente o pouso.

Concluído esses processo até aqui, você estará pronto para sua formatura e voo solo.

3. agora que você já se formou essa é a cereja do bolo, é o acompanhamento do piloto recém emplumado! Aqui em nossa escola são 30 voos no mínimo, ou seja, como uma equipe vamos te acompanhar, analisar, orientar e corrigir seu voo para que possa não só apenas voar, mas sim pensar como piloto de esporte radical, criar sua independência esse é um dos nossos segredos para o sucesso.

É isso que faz toda a diferença entre um voador e um piloto, entre o sem noção e o consciente e muitas vezes entre a vida e a morte.

 

Mas não é só isso uma boa escola deve ter um material didático atualizado, equipamentos seguros e confiáveis, instrutores com didática e nível cultural apurado.

 

Continuando até onde vai nosso curso?

Até o limite de suas habilidades mostrarem, tanto ao piloto como ao instrutor que este está apto a avaliar, equipar, decolar, navegar e pousar com grande acerto e auto suficiência.

 

Além disso nossa escola é a unica com um simulador de força G, que permite treinar na prática o lançamento do paraquedas reservas e os efeitos dessa força em nosso organismo. E também como dobrá-lo e armazená-lo no container da selete.

 

Como as boas escolas seguem um rígido padrão de prevenção de acidentes e graças ao trabalho da ABP, disponibilizamos a todos alunos um seguro especial e exclusivo com a Porto Seguro, com cobertura para o parapente, com isso todo aluno já entra na escola com mais esse benefício.

 

Outra dica muito importante, não compre nada antes de começar o curso!!!

Deixe para comprar quando você e seu instrutor tiverem adiantado no seu programa de treinamento. Sabemos que na ansiedade de sair voando alguns pretensos alunos acabam passando a carroça na frente dos bois e invariavelmente acabam fazendo um péssimo negócio, equipamentos tem tamanhos marcas materiais diferentes e vamos juntos encontrar o melhor pra você.

 

Você poderá estar se perguntando quanto tempo até aqui???? 

Isso depende de pessoa para pessoa, quanto a habilidades prévias e disponibilidade para os treinos.

 

Ah e não acabou ainda....Não mencionei que vamos fazer voos duplos, e antes disso você está convidado a participar de uma aula teórica ou aula pratica como nosso convidado por cortesia. Isso lhe trará mais segurança em fechar um excelente negocio conosco.

 

Falando em negócio, lá vai outra dica, certifique-se que seu provável instrutor tenha além da documentação esportiva, o CNPJ e a empresa legalmente constituída, isso é uma segurança a mais pra ti.

 

Perceba que com todas essas facilidades e benefícios tem um custo e tenho certeza que com toda a dificuldade do iniciante, você perceberá porque um curso custa um valor justo e ou outro as vezes menos da metade.

 

Onde você vai por sua vida para aprender a voar???

 

Com isso já dei boas dicas por onde você deve começar...venha nos visitar...

 

Quer saber mais sobre voo livre e escolas, contato@enjoyit.esp.br ou ligue 11 987666642

 

Estamos em S. Paulo na Freguesia do Ó à Rua Moinho Velho, 55 vamos conversar mais!!!

Tags: ABP, curso, escola, paraglider, parapente

voltar para News !!!

left show tsN fwR|left tsN fwR|left show fwR|bnull|||news login tsN tsY b01 fwB bsd|normalcase fsN b01 fwB bsd|normalcase b01 fwB bsd|login news normalcase fwR b01 bsd|tsN normalcase b01 fwB bsd|b01 normalcase fwB bsd|content-inner||