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Voando XC em vela EN A

Publicado por Ronaldo Novoa em 17/04/2016 às 18h50

Voando XC em vela EN A

Texto de Hug Miller traduzido e adaptado por Ronaldo Novoa

Para quem irá participar do Voando em Equipe essa é uma leitura obrigatória!

Velas A ou mesmo B Low, são parecidas em suas performances e você poderá tirar muito proveito deste artigo.

Não tenha pressa de aprender, nem de progredir, nem de trocar de vela....aproveite ao máximo sua primeira vela, ela lhe dará uma conforto especial, isso porque você terá menos preocupações em seu voo. Dedicando mais tempo para melhorar seu desempenho, sua habilidade, seu voo!

As velas EN As modernas sobem tão bem ou melhores que as de maior homologação. Essas velas são melhores porque tomam contam de si mesmas, liberando o piloto para aprender todas as artimanhas do voo de cross country.

 

  1. Aprenda a subir bem

Velas com menor alongamento enroscam mais apertado do que velas mais alongadas. Você pode gira-las dentro de núcleo mais centrados.

 

  1. Aprenda tiradas baixas

Em velas EN A podem te ajudar a encontrar o núcleo mais facilmente. Elas são trimadas de modo a manter a estabilidade no cabeceio, ficando mais estáveis na turbulência, assim você poderá fazer 360s mais suaves. O fato delas não mexerem muito te permite se concentrar mais na sensibilidade da térmica. Em vez de ficar ocupado controlando a vela, está livre para sentir onde a vela está sendo puxada e ir junto. Você precisará aprender a “salvar o voo” quando está baixo, já que já que muitas vezes você terminará o planeio mais baixo do que seus amigos – mas de qualquer modo, esta habilidade é essencial.

 

  1. Voe em boas linhas

Seu planeio e velocidade não serão tão bons quanto os de pilotos de velas B high e C, então você precisa aprender a sentir as linhas com as mais flutuantes. Elas existem. Algumas dicas: ouça seu vário e voe com as mãos para cima. Sinta as mudanças sutis nos tirantes e faça micro-movimentos nos freios para sentir o caminho no ar flutuante. Voe a favor do vento o máximo que puder e não aposte corrida. Concentre-se em si mesmo e na escolha das linhas certas.

 

  1. Suba até o topo

Seu planeio não irá tão longe, então é muito importante subir alto. O truque é aprender a levar cada subida até o topo. É como se os últimos 100 metros até a base fosse sua hora de ouro. Apesar de dar vontade de dar vontade de sair correndo, você tem que tirar proveito máximo da térmica em um EN A antes de escolher um alvo bem próximo. Dedique-se a centrar a térmica e logo você terá espaço pensar seu próximo movimento.

 

  1. Evite a descendente

Mantenha-se alto e embaixo da cumulus ou dos fiapos de nuvens para se manter no ar bom, e fique no lado a barlavento das nuvens. Nas ascendentes os parapentes são fantásticos – planam por quilômetros. Mas na descendente o jogo é diferente. Nosso voo é lento, precisamos acelerar ao máximo para sair o mais rápido das descendentes.

 

  1. Continue aprendendo

Você tem que fazer do aprendizado constante um objetivo. Muitos de nós ficamos preguiçosos e achamos melhor simplesmente apenas voar, mas não é. Faça anotações após cada voo, identifique o que foi positivo ou não.  Releia seus comentários assim seu aprendizado será continuo.

Quando achar que está pronto para mudar de vela com maior homologação, pergunte se, já fez um SIV, já fez alguns voos de voos de cross?, já planou acelerado na base? Caso contrário se ainda não fez isso em uma vela EN A, você só vai atrasar seu desempenho.

 

Fundamental

Você pode perfeitamente voar cross country com sua vela A – o piloto é o fator primordial.

Um bom piloto em uma vela básica, voa melhor do que um piloto sem habilidade em uma vela alta performance

Estar confortável em uma vela significa que você voara melhor – sem dúvida!

Não se sinta pressionado a “progredir logo” – faça ao menos 100 horas com sua primeira vela, faça um SIV e voe XC.

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